As cores são elementos muito importantes na hora de fazer a decoração de um ambiente.

Sempre que estamos decidindo a decoração de casa, escritório, ou qualquer outro local nos fazemos várias perguntas como: Que cor devo utilizar? ; Como combinar tias cores?; Que cores combinam? Quais são as cores mais utilizadas para tal ambiente? Essas perguntas são muito importantes na hora de pensar em uma decoração que reflita nossos gostos pessoais e qual a funcionalidade do espaço.

Existe uma técnica muito utilizada chamada de Roda das Cores, onde as cores da decoração são divididas em três grandes grupos: cores primárias, secundárias e terciárias.

-Cores primárias: Dão origens para todas as outras, sendo compostas pelo amarelo, azul e vermelho.
-Cores secundárias: Resultam da mistura das cores primárias.
-Cores terciárias: São a união entre cores primárias e secundárias.

 

As tonalidades de cor  da técnica roda das cores se relacionam entre si de duas seguintes formas: podem ser harmoniosas ou complementares. As harmoniosas são os tons que se encaixam entre as cores primárias, como por exemplo o violeta azul, o violeta e o encarnado, que pertencem à mesma família, assim combinando de uma forma harmoniosa.

As complementares, criam um contraste entre si, pois são cores que estão em lados opostos, como o vermelho e o verde ou o laranja e o azul. Apesar de contrastantes, bem combinadas podem criar um efeito visual muito interessante.

Não podemos esquecer das cores neutras, como o castanho, o bege, o preto, o branco ou o cinza. Por serem neutras, elas são cores fáceis de combinar com qualquer outra cor. Se usarmos uma cor neutra como base para a decoração do ambiente, podemos criar uma decoração mais fria se estiver junta com um tom de cor frio, ou então, adicionar um ar mais quente, combinando com um ou mais tons de cores quentes.

cores-paleta-decoracao

 

Temos várias  opções para fazer a decoração dos ambientes:

 

-Decoração monocromática: Usando apenas uma cor, mas com intensidades e tons diferentes.
-Decoração com cores primárias: Combinado com uma cor neutra, especialmente o branco, com tons mais fortes da tabela de cores primárias
-Decoração harmoniosa: Usando as cores da mesma família, podendo juntar alguns tons vibrantes com outros menos intensos.
-Decoração complementar: Juntando duas cores opostas, que bem combinadas, criam um contraste visualmente interessante.

 

Agora que você entendeu como utilizar melhor as cores na hora de resolver a decoração de um ambiente, que tal escolher quais persianas, carpetes ou pisos irá utilizar? Entre no site da ArtDecor e fique à vontade!